Wicca cristã não existe
Pessoas que praticam a chamada "Wicca Cristã" ou aqueles que querem encontrar desculpas para incluírem elementos cristãos no Paganismo são Cristãos mal resolvidos.
1) Para a Wicca a mulher é a
fonte sagrada de toda a vida. Para o Cristianismo ela é a fonte de todos os
males (vide Eva e o episódio do fruto do pecado no Jardim do Éden).
2) Para a Wicca a fonte primordial de toda a vida é Feminina (por alguns considerada feminina e masculina). Para o Cristianismo ela é predominantemente masculina.
3) A Wicca encara o sexo e a sexualidade como uma dádiva dos Deuses, algo bom, que deve ser vivido e celebrado intensamente, pois é sagrado. Para o Cristianismo o sexo e todas as expressões da sexualidade são pecaminosos, devem ser evitados e reprimidos.
4) Para a Wicca a Divindade é panteísta e imanente. Para o Cristianismo o sagrado se apresenta de forma transcendente.
5) A Wicca incentiva a
responsabilidade nas atitudes humanas, não há um ser maligno para ser culpado
por nossas faltas a não ser nós mesmos. O Cristianismo coloca sempre tal
responsabilidade no Diabo, o ser humano nunca é real responsável por seus
próprios atos, é sempre instigado a realizá-los por intermédio da "força
das trevas".
6) A Wicca encara a natureza como sagrada, devendo ser preservada, o homem é parte integrante e filho dela como todos os outros seres. O Cristianismo vê a natureza como algo que foi criado para servir ao homem e por ele ser explorada e subjugada.
7) Para a Wicca tudo que dá prazer e satisfação ao homem é bom. Para o Cristianismo todas as fontes de prazer(sexuais ou não) devem ser evitadas.
8) Para a Wicca todo ser humano nasceu livre de pecados e karmas, estamos aqui para viver intensamente e sermos felizes.
9) Para o Cristianismo o ser humano é fruto do pecado original e já nasceu na posição de pecador.
10) A Wicca deseja dialogar com outras religiões, pois a intolerância é a base da alienação. O Cristianismo não só não deseja tal diálogo como, inclusive, não tolera em hipótese alguma amistura de suas espiritualidade com outras.
Não misturar Wicca com Cristinismo é um favor que se faz às duas religiões. Ambas possuem sua beleza, mas cada uma no seu lugar e sendo mantidos seus aspectos vitais, características particulares e sendo praticadas individualmente.
Adaptado de Wicca na Web
