Ostara - Equinócio de Primavera
Por Claudiney Prieto
Ostara é celebrado no Equinócio da Primavera que ocorre por volta de 20 de setembro no Hemisfério Sul e por volta 20 de março no Hemisfério Norte. O Equinócio da Primavera celebra a renovação da Terra e a chegada das flores.
O Equinócio da Primavera foi celebrado por inúmeras culturas através da história. Festivais para Hathor no Egito, Afrodite em Chipre, Eostre na Escandinávia e para Olwen na Bretanha entre os Celtas ocorriam nesta época do ano.
Em Ostara a Deusa se apresenta como a Donzela da Primavera e o Deus como um jovem Caçador ou Guerreiro. Sua união será consumada em Beltane onde a Deusa como a Terra e o Deus como o Sol trarão a germinação das sementes plantadas na época da Primavera após se unirem.
Uma das Tradições de Ostara é pintar ovos com símbolos e cores que representam o nosso desejo e depois plantá-los ou depositá-los no pé de uma árvore frondosa e florida. O ovo representa a semente de nossos sonhos e desejos que quando deixada sobre a Terra germinará nos concedendo bênçãos. Ostara representa o momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um período de igualdade e equilíbrio entre as forças da natureza. Isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre feminino e masculino. É o momento de “plantar” e cultivar nossas “sementes”.
Ostara é uma noite de equilíbrio no qual dia e noite são iguais, com as forças da luz sobre as forças da escuridão. Algumas Tradições de Bruxaria vêem este Sabbat como um tempo de união entre o Deus e Deusa, quando a relação é consumada em Beltane. Outras Tradições porém, honram o Deus como um Caçador ou Guerreiro neste dia. Este é o Sabbat da fertilidade. Nele podem ser abençoadas sementes para futuro plantio e ovos coloridos devem ser colocados sobre o altar como talismãs mágicos. O Coelho da Páscoa e seu simbolismo derivam do Paganismo.

